Segundo um levantamento feito pela Fundação Dom Cabral, apenas 12,5%, ou seja 218 mil km, das rodovias são pavimentadas. Outros 63% dessas se enquadram nas categorias péssima, ruim ou apenas regular. O custo logístico alcança 11,19% do PIB.
Como o PIB chega a R$ 5,521 trilhões, isto equivale a R$ 618 bilhões. De acordo com este estudo, os setores onde a logística mais pesa são o de papel e celulose (28,33%) e de indústria da construção (21,33%), ou seja, segmentos cujos produtos são de baixo valor. No extremo oposto estão setores como o farmacêutico (5%) e de têxteis e calçados (6,60%).
O trabalho apresenta um gráfico de distribuição deste custo, cujos percentuais ultrapassam 100%, devido a algum engano: transporte de longa distância (48,33%), Armazenagem (19,6%), distribuição urbana (17,79%), custos portuários ( 8,79%), custos administrativos (9,54%) e outros (11,54%).
Quem também vem se dedicando a analisar anualmente os custos logísticos é o Ilos, antigo CEL/COPPEAD . De acordo com os últimos dados disponíveis, o custo logístico de 2012 era de 11,5% do PIB.
Aplicando-se este percentual ao PIB atual, chega-se a um custo logístico de R$ 635 bilhões dos quais R$ 392 bilhões são representados pelo setor de transportes. Ainda de acordo com o estudo do Ilos, o transporte rodoviário de cargas participa com 88% dos custos do transporte, ou seja, com 6,3% do PIB (R$ 348 bilhões).
Fonte: Intelog / Adaptado por CeluloseOnline